quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Você obtém o melhor dos outros quando der o melhor de si próprio!










Já passara uns bons meses que eu não descia aquelas escadas que conduzem ao cais de Milfontes.
O meu filho um pouco resmungão por eu o sujeitar aquele esforço, lá me seguia,atrás de mim com cara de poucos amigo resmungando baixinho.
-Então Diogo ?
-O que foi ? Não vês esta escada tem um milhão de degraus!
 -Vá lá a descer não custa nada !
-Está bem já vou ! Respondeu ele movendo-se com visível esforço contra a preguiça.

Lá em baixo corria o rio Mira .
O dia estava óptimo não estava nem calor nem frio, mas soprava um brisa  forte do lado do mar e o seu cheiro era intenso.
-Olha a maré está a vazar!
- Como sabes que está a vazar pai ? Parece que a agua vem do mar? Não vês?
Se a agua vem do mar então está a encher! Não é dah !


-Está a vazar ! Olha os barcos, estão todos virados para o mesmo lado, estás a ver aquelas bóias ?
-Bóias?
-Sim aquelas bolas ensina da agua ,estas a ver aquela laranja ?São bóias que prende os barcos, e se reparares cada barco tem uma!
-Sim estou a ver!
-Pois e estão todas em relação ao barco no lado oposto ao mar, isso significa que o a agua corre para o lado do mar, então a maré está a vazar, mas como o vento está do lado oposto e empurra a agua na superfície parece que esta vem do mar . Percebeste?
-Sim ! Então para sabemos como está a maré basta  olhar para os barcos e as suas boias.
-É isso.

Sem comentários: